jusbrasil.com.br
18 de Dezembro de 2018

PIS/Pasep

Mais Jobs O que acontece se o PIS/Pasep não for sacado?

mais Jobs, Programador de Internet
Publicado por mais Jobs
há 5 meses

Beneficiários podem sacar o dinheiro do PIS/Pasep referente ao ano-base 2016 até 30 de dezembro de 2018. Agora, você sabe o que acontece se o montante não for sacado?

De acordo com a revista Exame, se o benefício não for retirado dentro do calendário anual de pagamentos – ou, neste caso, dentro do prazo extra fornecido pelo governo – o montante é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Depois, esse valor só pode ser sacado por meio de uma ação judicial. Como entrar na Justiça pode ser uma situação complicada, é melhor que você esteja atento às datas fornecidas pelo governo. A reportagem lembra que todos que têm direito ao abono de 2016 podem fazer o saque durante até 30 de dezembro deste ano, independentemente do mês em que nasceu.

PIS PASEP é a sigla do Programa de Integracao Social e do Programa de Formacao do Patrimonio do Servidor Público (PASEP), que são contribuições sociais, devida pelas empresas. O PIS PASEP é um número cadastrado no cartão de CNPJ, ou no documento de cadastro do trabalhador.

O PIS PASEP tem o objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono e participação na receita dos órgãos e entidades, tanto para os trabalhadores de empresas públicas, como privadas. O PIS PASEP é também uma espécie de segurança do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

O PIS/PASEP é também um programa de complementação de renda do governo, que existe desde a constituição de 1988. O rendimento do PIS pode ser sacado todos os anos, mas apenas em casos específicos, como aposentadoria, morte ou doenças graves, casamento não é um motivo suficiente.

O PIS PASEP foi criado com a função de integrar a vida do empregado, como o desenvolvimento da empresa, além de possibilitar uma melhor distribuição da renda em todo o país.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)